TEXTOS

Redigimos alguns texto com o objetivo provocarmos reflexões de assuntos de importância para as empresas. Envie suas sugestões sobre assuntos que gostaria de ver publicado aqui.

Os textos aqui publicados foram redigidos pelos profissionais da CEOE com base em suas experiências profissionais.


Compartilhamos nossas experiências para sua evolução.

Excelência é uma arte que se aprende pelo treinamento e hábito.

Nós não agimos acertadamente porque temos virtude ou excelência, ao contrario, alcançamos a excelência porque agimos corretamente.

Somos o que repetidamente fazemos.

Excelência, portanto, não é um feito, mas um hábito . (Aristóteles)

Buscamos compartilhar aqui assuntos de relevância do dia a dia das empresas com a finalidade de apontar caminhos e soluções para melhoria na busca da excelência operacional.

NOSSOS UNIVERSITÁRIOS ESTÃO PREPARADOS PARA A NOVA REALIDADE DO MERCADO ?

"Na prática a teoria é outra "

Esta frase, antiga, pode ter várias interpretações, algumas que buscam reduzir a importância do ensino das teorias nas Universidades. Em nossa opinião a teoria é fundamental para todo profissional de nível universitário poder encontrar a solução mais adequada dos pontos de vista técnico, econômico, ético, de respeito às pessoas e ao meio ambiente em cada situação prática.

A possível ideia que a Universidade pudesse elencar todos os problemas práticos que possam surgir nas carreiras de seus graduandos e ensinar as soluções nasce morta pela amplitude e complexidade da abrangência das carreiras universitárias.

Para aprender a solucionar problemas certamente muito menos complexos, mais repetitivos existem as escolas técnicas, que formam profissionais de fundamental importância para a sociedade.

Soluções, onde a vivência é imprescindível, para problemas técnicos, ambientais, logística de abastecimento de materiais, estoques, problemas trabalhistas e operacionais, treinamento de operadores, mecânicos, eletricistas, lubrificadores, dentre outros inerentes a execução de obras, dificilmente as Universidades apresentam este tipo de opção curricular, muito importante para a formação profissional dos futuros engenheiros.

A CEOE propõe a realização de seminários para graduandos com apresentação dos principais desafios que as obras podem apresentar aos profissionais em início de carreira. Estes seminários apresentados por profissionais com mais de 40 anos de experiência em obras, dos mais variados tipos e porte, no Brasil e no exterior, conteriam os exemplos marcantes das respectivas carreiras. Contariam os sucessos que cada profissional viveu, mas, mais importante, contariam os erros cometidos.

Estes novos profissionais, seja qual for o tipo de empreendimento que trabalharem, deverão tomar todas as precauções para que os problemas surgidos sejam bem avaliados e que as soluções sejam rápidas e eficientes pois, podem influenciar diretamente os custos e o andamento das obras.

Isto só será possível se estes novos profissionais tiverem uma boa capacitação. Se as Universidades proporcionarem este tipo de opção.

Estes seminários serão de grande ajuda para os formandos decidirem qual ramo buscar, em qual atividade seu talento tem maiores chances de desabrochar, de ter maiores oportunidades de se desenvolver e ser mais útil para si, para sua família, para a sociedade.

As Universidades também terão, com este tipo de ação, um reconhecimento que só engrandecerá ainda mais a Instituição de Ensino como um todo.Estamos a sua disposição para contribuir com este processo.

Entre em contato conosco:

NOVO MOMENTO

A situação atual do país ainda é de crise.

Embora a economia dê sinais tênues de reação, para a construção civil a normalidade ainda vai demorar.

Os investimentos no setor ainda estarão controlados e como um conta-gotas serão aplicados recursos que o impulsionem novamente.

O balé das empresas no mercado ainda não está organizado, tendo uma oscilação senoidal de altos e baixos de cada empresa tentando se posicionar no mercado ao final da crise.

Pequenas e médias empresas tentando melhorar seu ranking e as grandes tentando se manter.

Neste processo tumultuado é que as empresas e profissionais precisam estar atentos. Muitas oportunidades surgirão e só serão aproveitadas pelas empresas/profissionais que estiverem capacitadas (os) e atentas (os) as movimentações de mercado.

Em cada nova oportunidade deverão ser analisadas a competência dos gestores e profissionais a serem envolvidos no empreendimento. .

A reestruturação das empresas para se adequarem ao NOVO MOMENTO terá obrigatoriamente que ter uma avaliação da Gestão das empresas e da capacitação dos profissionais e estes serão os pontos relevantes desta análise.

A CEOE acompanhando e analisando esta movimentação no país, coloca a experiência de seus profissionais à disposição para colaborar com empresas e profissionais nesta adequação, que será, sem sombra de dúvidas, importante e necessária ao Brasil.

Entre em contato conosco:

MERCADO DE EQUIPAMENTOS USADOS

Crises, sempre, nos apresentam grandes oportunidades, já dizia um saudoso empresário da construção civil. Oportunidades de rever os processos, de reavaliar estratégias, de avaliar o desempenho das pessoas, de compras, de contratações de pessoas, etc. Como o processo de ajuste à crise é inevitavelmente penoso não se deve perder as oportunidades. Todos nós da área de construção civil sabemos que equipamentos são as ferramentas para execução de obras e também patrimônio das empresas, com custos econômicos/financeiros de valor expressivo. Considerando as afirmativas acima podemos prosseguir em nossa análise e tecer alguns comentários que englobam crise e equipamentos usados. Empresas, de todos os portes, tiveram, neste último ano, dificuldades na continuidade de suas obras. Vários empreendimentos foram cancelados, outros paralisados por tempo indeterminado e ainda temos que considerar dificuldades financeiras de algumas empresas para dar o prosseguimento aos mesmos. Com este cenário, podemos afirmar que uma grande quantidade de equipamentos usados está disponível no mercado. Equipamentos em bom estado, pois estavam trabalhando até recentemente nas obras. O mercado de equipamentos usados deve ser nos próximos meses, talvez anos, um mercado promissor, onde se poderão adquirir equipamentos em ótimo estado, com vida útil capaz de executar ainda muitas obras, com custo horário dentro dos padrões normais. Empresas precisando conseguir recursos financeiros colocando equipamentos a venda e empresas precisando adquirir equipamentos. Nós da CEOE, com a experiência e conhecimento do mercado de empresas e equipamentos, podemos ajudar tecnicamente na avaliação de quais equipamentos as empresas necessitam para cada tipo de aplicação e onde buscá-los. Temos a capacitação e experiência em avaliar a situação mecânica dos equipamentos e quais as formas mais viáveis de deixá-los operacionais, dentro dos padrões econômicos/financeiros das empresas e dentro de garantias de reparos e adequações nos mesmos. Entre em contato conosco:

A CONSTRUÇÃO DA CARREIRA PROFISSIONAL

Papel do profissional - postura da empresa

CARREIRA: o que é?

É a evolução do profissional em seu sentido amplo: mais sabedoria, maior satisfação ao executar suas tarefas, execução das tarefas com maior precisão e economia, percepção mais acurada dos riscos e das oportunidades, maior serenidade em lidar com crises.

PAPEL do PROFISSIONAL

A construção da carreira é uma oportunidade e um desafio para o profissional. Por que a construção da carreira envolve oportunidade e desafios? Porque é e deve ser um processo consciente, feito em etapas, fruto de planejamento pessoal que envolve riscos, renúncias, aplicação, disciplina, apoios, estudo. É um investimento que o profissional faz em si próprio, consciente de suas potencialidades e em busca de melhores condições de trabalho. O critério de definição do que "são estas melhores condições de trabalho" é totalmente pessoal. A responsabilidade pela construção da carreira é de cada profissional e é indelegável! Deve ser preocupação diária e não somente em situações de crise.

POSTURA da EMPRESA

A construção das carreiras de seus profissionais apresenta oportunidades e desafios para as empresas.

As oportunidades se apresentam na forma de desenvolvimento de profissionais melhor qualificados tecnicamente e tendo tido suas carreiras desenvolvidas "em casa" têm afinidade com os valores da empresa e maior lealdade.

Os desafios se apresentam na necessidade de estimular a conversa sobre carreira, criar o ambiente de competição saudável, que previne a ocorrência de "canibalismo", no estabelecimento de diálogo aberto sobre as exigências e possibilidades de desenvolvimento das carreiras.

O CEOE está preparado para apoiar o estabelecimento de ambiente estimulador deste e outros temas de melhoria de desempenho das pessoas.

Entre em contato conosco: